Jogos ao vivo e online videos enquetes noticias entreterimento Rogério ceni eos demais tricolor
Tricolormania
E-mail: jeverson.felipe@gmail.com
Fundação O XV de Novembro de Piracicaba surgiu da fusão de duas equipes do amador da cidade: o Esporte Clube Vergueirense e o 12 de Outubro, então comandados por integrantes das famílias Pousa e Guerrini. Em 1913, as famílias resolveram montar um único time que representasse Piracicaba e convidaram o Sr. Carlos Wingeter, então cirurgião-dentista e capitão da Guarda Nacional, para ser presidente do novo clube. Foi dele a sugestão do nome do time fosse XV de Novembro, em homenagem à data da proclamação da República .
Em 1976, o clube conseguiu sua maior conquista no cenário estadual: o vice-campeonato Paulista, perdendo para o Palmeiras. O resultado levou o XV a participar do Campeonato Brasileiro da Série A em 1977, quando terminou em oitavo lugar.
O XV manda seus jogos no Estádio Barão da Serra Negra inaugurado em 04 de setembro de 1965 em confronto contra o Palmeiras. A partida terminou em 0 a 0, resultado considerado bom pelos 15.674 torcedores presentes. O primeiro gol do XV no Barão aconteceu na partida entre XV e Corinthians, no dia 11 de setembro de 1965. O timão venceu pelo placar de 3 a 1 e o atacante Flávio teve o seu nome gravado na história quinzista como o primeiro a balançar as redes do Barão.
No segundo semestre de 2007 o estádio passou por uma reforma. Foram refeitos banheiros, colocados extintores de incêndio e hidrantes, além de reformas no corrimão das escadarias, nas arquibancadas e nas placas de sinalização. O gramado também ganhou um retoque.
Fonte: site oficial do XV de Novembro de Piracicaba.
Vice-Campeão Paulista (1976) Acesso para a 1ª Divisão do futebol paulista (1983) Campeão Brasileiro da Série C (1995) Campeão do Torneio "Brasil Central" (1969) Campeão do Torneio Incentivo "José Ermírio de Moraes Filho” (1975)
Ademir
O meia Ademir Antônio Ghiarotti nasceu em Piracicaba e iniciou no XV a carreira como jogador de futebol. Sua passagem mais expressiva foi no São Paulo quando teve como “rival” pela titularidade o hoje treinador do Tricolor, Muricy Ramalho. No São Paulo, Ademir fez 133 jogos, sendo 68 vitórias, 49 empates e 16 derrotas. Marcou sete gols.
Chicão
Volante conhecido pelo vigor e o poder de marcação, Francisco Jesuíno Avanzi, o Chicão, começou no XV de Piracicaba sua carreira vitoriosa dentro dos gramados. Nascido em Piracicaba, ele trabalhava como aprendiz de torneiro-mecânico quando recebeu o convite para um teste no time principal do XV. Bastou. Chicão jogou ainda no União Agrícola Barbarense, São Bento e Ponte Preta antes de chegar ao São Paulo, onde foi ídolo participando das campanhas dos títulos no Paulista de 75 e 80 e no Brasileiro de 77. Atuou também na Seleção Brasileira de 1978. Chicão nasceu em 30/01/1949, em Piracicaba, e morreu em outubro de 2008, aos 59 anos.
De Sordi
Entre os “filhos famosos” do XV de Novembro de Piracicaba é impossível não citar o lateral-esquerdo Nilton De Sordi, ex-lateral-esquerdo do São Paulo e da Seleção Brasileira campeã do Mundo em 1958.Nascido em Bandeirantes (PR), ele iniciou a carreira no XV e desde cedo já mostrava sua eficiência nos desarmes e a facilidade para apoiar o ataque. Foi contratado pelo São Paulo e titular do Brasil na Copa do Mundo de 1958, só não jogou a final porque se contundiu. Melhor para Djalma Santos que ganhou a oportunidade de jogar e se destacou naquela partida.
Pianelli
Outro piracicabano que foi destaque nas categorias de base do XV, e posteriormente na equipe profissional, foi José Eduardo Pianelli. Ele subiu com o time em 1983 e destacou-se também no São Paulo e Rio Branco. Nascido em Piracicaba, no dia 2 de maio de 1963, Pianelli defendeu o Tricolor de 1984 a 1987, quando marcou 21 gols e conquistou o Paulistão de 1985 e o campeonato brasileiro de 1986.
Nome: Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba Hino:
Fundação: 15 de Novembro de 1913.
Estádio: Barão da Serra Negra.
Mascote: O caipira Nhô Quim
Site Oficial: www.xvdepiracicaba.com.br
Salve XV de Novembro
Glorioso esquadrão
Na vitória ou na derrota
Esta em nosso coração
No basquete e futebol
É motivo de vaidade
Pioneiro da lei do acesso
Engrandece nossa cidade
Vamos XV para frente
Outra vitória conquistar
Destemido e valente
Só nos pode orgulhar
Vamos XV para frente
Outra vitória conquistar
A torcida está presente
Para sempre incentivar
© 2010 Todos os direitos reservados.